Buscar
  • Marina Bello

Adaptabilidade de Carreira

Vamos refletir neste post sobre um assunto que tem tudo a ver com o momento que nós estamos vivendo de muita instabilidade profissional devido aos impactos do COVID-19, que é a Adaptabilidade de Carreira.


Considerada atualmente, como uma das competências muito exigida pelas empresas, e principalmente agora, pois, as empresas valorizam colaboradores que estejam aptos para enfrentar situações que possam tirá-lo de sua zona de conforto e que estejam preparados para enfrentar novas mudanças de forma positiva, por exemplo.


Mas já o termo Adaptabilidade de Carreira, é um conceito que foi desenvolvido por dois autores, Donald Super e Mark Savickas, e este se aprofundou mais na teoria, a qual eu explico a seguir:


De acordo com Savickas a Adaptabilidade de Carreira é um processo contínuo, mas dinâmico, que ocorre através de estratégias utilizadas pelo indivíduo no enfrentamento de situações que são impostas ao longo da sua trajetória profissional.


E ele traz que a Adaptabilidade de Carreira é composta por 4 dimensões:


  • Preocupação;

  • Controle;

  • Curiosidade;

  • Confiança;


Logo, estas dimensões são consideradas as estratégias que o indivíduo utiliza para enfrentar mudanças, adaptando-se a novos desafios.


Vamos entender um pouco sobre cada uma delas:


Preocupação: fala sobre a preocupação com o futuro profissional. O quanto o indivíduo reflete sobre a sua carreira e investe em medidas que estejam de acordo com os objetivos que deseja conquistar para a sua vida profissional. O contrário disso, seria uma indiferença em relação a isso tudo, agindo sem fazer muitos planos futuros.


Controle: é quando o indivíduo é responsável pelas suas ações e ele sabe que ele é quem possui o controle sobre a sua trajetória profissional. Suas decisões, seus esforços em ir atrás dos seus objetivos e as estratégias utilizadas, estão sob o seu controle. O contrário disso, seria uma necessidade de dependência do outro, um perfil mais reativo, que age conforme situações externas.


Curiosidade: está relacionada com o interesse dos indivíduos em buscarem desenvolvimento, aprofundarem o o conhecimento e terem a curiosidade em ir atrás de novos desafios.O oposto dessa dimensão, seria um perfil mais acomodado, onde o individuo não utiliza estratégias para adquirir novas habilidades por exemplo.


Confiança: é quando o indivíduo é seguro de suas ações e acredita que irá atingir os seus objetivos profissionais. Pessoas que não possuem confiança, tendem a ser mais inseguras, pessimistas e consequentemente tendem a procrastinar mais por não acreditarem em si mesmas.


Agora, que eu expliquei resumidamente sobre cada uma dessas dimensões... quer entender um pouco mais sobre como podemos lincar isso tudo com o momento atual que estamos vivendo? Assista ao meu vídeo no YouTube no meu canal Mindset com Marina Bello. No vídeo além de eu explicar sobre esse conceito, trago o exemplo do home office.


Espero que goste!


Livro: Career Development and Counseling: Putting theory and research to work - Capitulo 6: Career Construction Theory and Practice. Autor: Mark L. Savickas (2013).



Marina Bello, Psicóloga Orientadora Profissional (CRP 07/23798) graduada pela PUC-RS, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, formada em Coaching pelo IBC. Com curso em Desenvolvimento de Carreira pela UFRGS e Narrativas em Aconselhamento de Carreira pelo INTCC. Atualmente membro da ABOP - Associação Brasileira de Orientação Profissional, e voluntária do GEDC - Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Carreira da PUCRS. Presta serviços para jovens e adultos relacionados ao desenvolvimento profissional, como orientação profissional, recolocação no mercado de trabalho, transição de carreira e preparação para aposentadoria.




Precisando, é só escrever para: contatomarinabello@gmail.com

#orientacaoprofissional #mborientadoraprofissional

Marina Bello Orientadora Profissional

© 2017 por Marina Bello Orientadora Profissional

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Desenvolvido por ALL IN Creative