Buscar
  • Marina Bello

Como elaborar um currículo?


Se você já se perguntou sobre o que colocar no seu currículo para concorrer a sua primeira vaga de estágio, leia esse artigo!

É muito comum entre os universitários que estão começando a buscar vagas de estágio, terem dificuldades na hora de elaborar o currículo, por não terem vivenciado nenhuma experiência no mercado de trabalho. Pensando nisso, eu elaborei algumas dicas para ajudar você a elaborar um currículo atrativo para ser selecionado no seu primeiro estágio!

DICA UM:

Após o preenchimento dos seus dados pessoais, informe ao recrutador a sua trajetória educacional. Identificando onde você está estudando atualmente, qual o seu curso de grad

uação, semestre e previsão de conclusão. Como você ainda não tem outros cursos como pós, especialização ou mestrado para acrescentar, por exemplo, não tem problema informar onde você concluiu o Ensino Médio, pois essa foi a tua trajetória educacional mais recente. Entretanto, ao longo das suas experiências educacionais, o seu currículo vai obtendo mais informação e nesse caso, não será necessário mencionar uma experiência tão antiga como o Ensino Médio, para que o seu currículo não fique tão extenso.

Veja o exemplo:

– Graduação em Direito na UFRGS / Cursando 3º semestre – Conclusão: Dezembro de 2022.

– Ensino Médio na Escola X – Conclusão: Dezembro de 2017.

DICA DOIS:

Em relação às experiências profissionais, caso você já tenha realizado alguma atividade voluntária ou já tenha auxiliado alguém com alguma tarefa, como, por exemplo, quando alguém na família tem uma empresa e se trabalha informalmente auxiliando, é interessante acrescentar, pois mostra que você já teve contato com alguma atividade e teve a oportunidade de adquirir conhecimento e desenvolver algumas habilidades.

Veja o exemplo:

– Voluntário na ONG/Projeto X – De: janeiro de 2017 até dezembro de 2017.

Atividades:

Descrever sobre as atividades que desempenhou, iniciando com um verbo de ação, para que o recrutador possa entender como era a dinâmica da atividade.

DICA TRÊS:

Universitários que estão buscando adquirir conhecimento e participando de atividades que promovam o desenvolvimento profissional e pessoal, tem mais chance de destacarem-se em num processo seletivo, e sendo assim, é importante que você acrescente os cursos que já realizou ou que estão em andamento, como idiomas, informática, oficinas, workshops, palestras e congressos.

Lembrando que só é necessário colocar cursos que estejam relacionados com a vaga de interesse. Não se esqueça de informar além do nome do curso, a instituição responsável, quando aconteceu e a carga horária.

Veja o exemplo:

-Legislação do Trabalho – Instituição X- (12 horas – Março de 2019).

É isso! Espero que você tenha gostado e coloque em prática no seu currículo!

Um grande abraço!

Marina Bello, Psicóloga Orientadora Profissional (CRP 07/23798) graduada pela PUC-RS, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV e formada em Coaching pelo IBC. Presta serviços para jovens e adultos relacionados ao desenvolvimento profissional, como orientação profissional, recolocação no mercado de trabalho, transição de carreira e preparação para aposentadoria.

Precisando, é só escrever para: contatomarinabello@gmail.com

#currículo #processosseletivos #orientaçãoprofissional

Marina Bello Orientadora Profissional

© 2017 por Marina Bello Orientadora Profissional

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Desenvolvido por ALL IN Creative