Buscar
  • Marina Bello

Dicas para ajudar na escolha da área de atuação:

Muitos jovens quando ingressam na faculdade tem em mente algumas áreas de atuação que possuem mais interesse do que outras, entretanto ao longo do curso, as disciplinas da grade curricular e os estágios realizados são fatores que auxiliam na descoberta deste real interesse.

Durante esta imersão da teoria X prática que você terá mais conhecimento sobre as áreas de atuação da profissão escolhida e mais propriedade e segurança para tomada de decisão ao final do seu curso de graduação, por isso é muito importante a prática de estágios. Além disso, separei mais algumas dicas que eu acredito serem essenciais para quem está com dificuldade na escolha da área de atuação, pois mesmo realizando estágios, ainda existem jovens que não conseguem "se encontrar" em nenhuma área. Leia a seguir:

DICA 1 - Pesquisar sobre as áreas de atuação:

Ao buscar informações sobre as áreas de atuação, é importante analisar questões como as atividades que cada área é responsável, como é a dinâmica desta área, como está o mercado de trabalho em relação ao seu contexto atual (ex: na sua cidade há demanda para esta área de atuação?) e buscar informações sobre a média salarial, qual o valor em média da remuneração desta área de atuação.


DICA 2 - Conversar com profissionais da área para obter mais informações:

É interessante conversar e tirar suas dúvidas sobre como é a profissão, quais são os pontos positivos e negativos, buscar dicas de como trilhar o seu caminho para chegar onde deseja (ex: cursos de especialização, etc). Para as pessoas que não tem acesso a esses profissionais, podem conversar com os professores da faculdade ou assistir vídeos no YouTube de profissionais que explicam sobre a área de atuação.


DICA 3 - Procure vagas de estágio e avalie na prática se você gosta das atividades, ou não:


Se você ainda não começou a realizar estágios e ainda não sabe qual área se identifica mais, está na hora de começar a colocar em prática o que você está aprendendo na faculdade. Faça cadastro nas agentes integradoras de estágio e busque por vagas, pois será na prática que você irá descobrir se estas atividades são prazerosas para você ou não.


DICA 4 - Ao procurar as vagas de estágio, leia atentamente as atividades da vaga e analise se você irá gostar de praticar, ou não:

É importante que você se cadastre nas vagas que você leu e realmente gostou das atividades descritas. Não perca seu tempo candidatando-se em qualquer vaga que você vê pela frente, busque focar em vagas que estão alinhadas com as atividades que você tem curiosidade em saber mais sobre e colocar em prática, pois assim você não corre o risco de fazer algo que não goste, ao invés de estar usando esse tempo para alguma atividade que seja mais relevante para você.

DICA 5 - Rever se o seu curso de graduação é realmente o que você deseja para a sua vida profissional:


Quando você seguiu todas as dicas anteriores, estudou, pesquisou, conversou com outros profissionais mais experientes , fez estágios e ainda assim não descobriu qual área quer atuar, pois não se identifica com nenhuma.. talvez esteja na hora de avaliar se você fez a escolha correta do curso de graduação.


É normal jovens ingressarem na universidade idealizando uma profissão, e com o passar do tempo perceberem que aquela escolha foi equivocada, pois, talvez no momento atual, seus gostos mudaram e essa profissão perdeu o sentido.


Sendo assim, vale avaliar se há algum outro curso que desperte seu interesse, ou pensar se há algum hobby que você possa fazer disso a sua profissão e conciliar com alguma área de atuação escolhida, para que ao menos você tenha um equilíbrio na sua carreira profissional, fazendo duas coisas, algo que adora e algo que não gosta tanto, mas que traz outros benefícios para você.


Espero que tenha ajudado!

Um grande abraço e boa sorte!

Marina Bello, Psicóloga Orientadora Profissional (CRP 07/23798) graduada pela PUC-RS, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV e formada em Coaching pelo IBC. Presta serviços para jovens e adultos relacionados ao desenvolvimento profissional, como orientação profissional, recolocação no mercado de trabalho, transição de carreira e preparação para aposentadoria.

Precisando, é só escrever para: contatomarinabello@gmail.com


#areadeatuacao #orientacaoprofissional #mborientadoraprofissional

Marina Bello Orientadora Profissional

© 2017 por Marina Bello Orientadora Profissional

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Desenvolvido por ALL IN Creative