• Marina Bello

O que é Orientação Profissional e seus benefícios

Muitas pessoas não sabem ao certo o que é Orientação Profissional (OP) e ainda utilizam o termo Orientação Vocacional que está em desuso. Além disso, não sabem como funciona o processo e qual a importância deste serviço. Trouxe então, resumidamente algumas informações com o objetivo de tirar algumas dúvidas de quem possa estar interessado e precisando deste tipo de ajuda, vamos lá:


A OP, é voltada para pessoas que estão em dúvida sobre a tua trajetória profissional, ou seja, são vários os públicos e também as faixas etárias que podem vir a enfrentar este conflito de escolha X tomada de decisão profissional, são eles:


  • jovens que estão em dúvidas sobre qual curso escolher na graduação;

  • graduandos que pretender trocar de curso;

  • recém-formados que estão começando a ingressar no mercado de trabalho e ainda não definiram sua área de atuação;

  • adultos que já estão atuando, mas encontram-se insatisfeitos com sua atividade atual.


Durante os encontros individualizados e personalizados de acordo com a demanda de cada paciente, são utilizadas técnicas de OP e atividades para fazer em casa. O processo é divido em 5 etapas que são:


  1. autoconhecimento;

  2. análise das habilidades, interesses e motivações;

  3. pesquisa das áreas de interesse;

  4. tomada de decisão;

  5. plano de ação.


A duração do processo ocorre em média de 8 a 10 encontros semanais, com 1 hora de duração.


Agora você pode estar pensando: "Qual a importância disso tudo para a minha vida profissional?"


Repare que a sua pergunta, já é a própria resposta... é sua vida profissional! Você precisa cuidar dessa área da sua vida também, pois ela influencia em muitas outras (pessoal, relacionamentos, espiritual). Se você estiver insatisfeito com a sua profissão atual, ou em dúvida da profissão que quer seguir, você pode se sentir angustiado, preocupado, ansioso, triste e até estressado.. o que não é bom para a sua saúde mental e emocional!


Além disso, o processo de OP ajuda você a ter mais conhecimento sobre si mesmo e consequentemente você tem mais recursos para tomar decisões com mais segurança, seja para a sua vida pessoal ou profissional.


Muitas pessoas que realizaram o processo de OP, trouxeram no seu depoimento que puderam se conhecer melhor e através do processo, conseguiram identificar o que faz ou não sentido para elas.


Você pode conferir os depoimentos neste link: https://www.marinabello.poa.br/depoimentos


Espero ter esclarecido suas dúvidas!


Caso tenha interesse em saber mais sobre este serviço e queria agendar sua primeira consulta, entre em contato.



Um abraço e até breve!


 

Marina Bello, Psicóloga Orientadora Profissional (CRP 07/23798) mestranda e graduada pela PUC-RS, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, formada em Coaching pelo IBC e em Desenvolvimento de Carreira pela UFRGS. Atualmente membro da ABOP - Associação Brasileira de Orientação Profissional e do GEDC - Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Carreira da PUCRS. Presta serviços para jovens e adultos relacionados ao desenvolvimento profissional, como orientação profissional, planejamento para recolocação no mercado de trabalho, planejamento para transição de carreira e preparação para aposentadoria.


Precisando, é só escrever para: contatomarinabello@gmail.com


#orientacaoprofissional #mborientadoraprofissional

Marina Bello Orientadora Profissional