• Marina Bello

Perdi o emprego durante o Corona Vírus, e agora?

Pensando em muitos brasileiros que perderam o emprego durante essa crise que estamos vivendo, devido a

pandemia do COVID-19, tive a ideia de elaborar um conteúdo com este tema, trazendo algumas dicas que acredito serem importantes para quem está desempregado neste momento. Sei que é muito triste o que estamos vivendo atualmente, mas ainda podemos nos organizar para enfrentar essa situação da melhor forma possível. Espero que goste! Boa leitura!



Dica 1: Ficar parado em casa, fazendo nada, usando a quarentena como desculpa não irá levar você a lugar algum. Aproveite este momento para dedicar-se a si mesmo! Busque realizar atividades que você possa conectar-se consigo mesmo, atividades que a rotina corrida estava tomando o seu tempo. Agora, você tem mais tempo para refletir sobre você, trabalhar seu autoconhecimento, fazer uma meditação, ler aquele livro que sempre quis e até mesmo colocar todas aquelas receitas salvas no seu celular em prática! Então pense que essa quarentena está sendo um presente para você desacelerar o ritmo intenso do mercado de trabalho para poder descansar e voltar com tudo quando esse momento acabar!


Dica 2: Atualiza o seu currículo. Certamente você deixou esse currículo de lado enquanto estava trabalhando, então pode ser que você tenha mais coisas para inserir com um curso realizado, ou até mesmo eliminar algo que não é tão necessário. Também é importante que você informe que não está mais trabalhando e coloque o mês da sua saída na empresa, como todas as informações deste seu último emprego (nome da empresa, cargo e suas atividades).


Dica 3: Atualize o seu LinkedIn e faça novas conexões com Headhunters, profissionais de recrutamento e seleção e colegas da sua área de atuação. Aprimore a sua rede e notifique os seus contatos mais próximos, que você está buscando recolocação no mercado de trabalho. Como eu sempre digo: "quem não é visto, não é lembrado" e "quem não se comunica, se trumbica". Não é vergonhoso estar desempregado, e muito menos durante este momento que sabemos que muitas pessoas estão passando por esta situação.


Dica 4: Muitas empresas estão contratando neste momento, depende da área de atuação é claro. Mas não acomode-se e pense que não é válido tentar enviar currículo, porque é válido sim! Se você não for chamado para uma entrevista agora, o seu currículo ficará guardado no banco de dados da empresa e pode ser que quando abrir alguma vaga, você seja contatado. Não desanime, o importante é nunca desistir e muito menos procrastinar.


Dica 5: Reinvente-se profissionalmente. Você pode usar sua criatividade e colocar em prática alguma atividade que pode ser lucrativa para você durante este período. Muitas pessoas começaram a fazer máscaras de tecidos, outras estão trabalhando com delivery, motorista de aplicativos e também fazendo compras em mercados para grupos de risco.


Dica 6: Caso você não consiga colocar a mão na massa e quebrar esse galho fazendo alguma atividade que não seja bem aquilo que você está acostumado a fazer... é importante que você controle suas despesas e organize os seus gastos. Insira em uma planilha seus gastos fixos, e o quanto você tem de dinheiro para gastar de uma forma que ele não acabe até você voltar a ter emprego.


É isso, espero que tenha gostado! Você pode ver o vídeo que está no meu canal no YouTube Mindset com Marina Bello, o qual eu falo sobre todas essas dicas!


Um grande abraço e desejo uma boa sorte na recolocação no mercado de trabalho!


Marina Bello, Psicóloga Orientadora Profissional (CRP 07/23798) graduada pela PUC-RS, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, formada em Coaching pelo IBC. Com curso em Desenvolvimento de Carreira pela UFRGS e Narrativas em Aconselhamento de Carreira pelo INTCC. Atualmente membro da ABOP - Associação Brasileira de Orientação Profissional, e voluntária do GEDC - Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Carreira da PUCRS. Presta serviços para jovens e adultos relacionados ao desenvolvimento profissional, como orientação profissional, recolocação no mercado de trabalho, transição de carreira e preparação para aposentadoria.




Precisando, é só escrever para: contatomarinabello@gmail.com

#orientacaoprofissional #mborientadoraprofissional

Marina Bello Orientadora Profissional