• Marina Bello

Vencendo o Estresse do Home Office e EAD

Você por acaso já esgotou o seu limite de trabalhar numa parte improvisada da sua casa? Ou já ta estressado de ficar estudando virtualmente, tendo que ficar horas e horas olhando para o computador enquanto o seu professor compartilha a tela?


Então, pensando nisso, trouxe algumas dicas que podem te auxiliar!



E para começar, a primeira dica que eu tenho é: Busque pensar sempre da maneira mais positiva de todas!


Pense que pelo menos você tem um emprego, que não foi mais um demitido durante essa crise no mercado. Então quanto a isso, dê graça a Deus!


E se você está estudando EAD, também agradeça por ter condições financeiras de estudar ou de estar matriculado em uma escola que se organizou da forma que foi possível para continuar auxiliando no seu desenvolvimento intelectual.


Bom, depois que você praticar esse exercício de gratidão, tem outras coisas que é interessante que você coloque em prática:


DICA 2: Busque manter a mesma rotina dentro da sua casa como se você realmente estivesse indo para a escola ou trabalho. Se você tomava banho de manhã antes de ir para suas atividades, mantenha esses hábitos, isso vale também para o mesmo horário que você costumava fazer suas refeições. E por que isso? Porque o seu cérebro já está acostumado com isso tudo, e se você fazer mais uma mudança, vai ser mais uma coisa que você terá que se adaptar novamente.


DICA 3: Organize um local para seus estudos e trabalho. Se você está em casa e tem uma família grande por exemplo, pode ser que você sinta falta de privacidade. Então avise seus familiares sobre os seus horários de atividades para que eles respeitem você. E neste local, busque deixar da forma mais confortável e organizada.


DICA 4: Sabemos que não está sendo fácil ficar vendo a aula sendo ministrada virtualmente... você não consegue manter o foco, e talvez não se sinta à vontade para tirar dúvidas, pois não quer interromper o seu professor. Então a dica aqui é organize uma planilha de estudos para você que está tendo aula EAD. E evite outros estímulos, como usar o celular ou navegar na internet enquanto deveria estar prestando atenção na aula.


DICA 5: Planeje para sua semana quais são os conteúdos que você vai estudar, separe um horário para exercícios e também sempre anote suas dúvidas na hora que elas surgirem, pois depois você pode esquecer... e aí você pode questionar o seu professor da forma que preferir.


DICA 6: Tire uns minutos de descanso. Sabe aquele time para o café? Não é só porque na sua casa não tem cantina ou cafezinho da sala de trabalho que você não irá tomar... como disse antes, os hábitos seguem. Então passe aquele cafezinho, e na hora que sentir que precisa daquele UP, vá para um local da sua casa que você goste, descanse uns minutinhos e depois retorne com mais disposição.


Então é isso gente, espero que tenham gostado! E vamos todos tentar driblar o estresse nessas atividades em casa, porque sei que é filho na volta, cachorro latindo, quando não é a furadeira do vizinho que faz barulho no meio da tua reunião!


Mas vamos lá!


Um grande beijo e até o próximo conteúdo!



Marina Bello, Psicóloga Orientadora Profissional (CRP 07/23798) graduada pela PUC-RS, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, formada em Coaching pelo IBC. Com curso em Desenvolvimento de Carreira pela UFRGS e Narrativas em Aconselhamento de Carreira pelo INTCC. Atualmente membro da ABOP - Associação Brasileira de Orientação Profissional, e voluntária do GEDC - Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Carreira da PUCRS. Presta serviços para jovens e adultos relacionados ao desenvolvimento profissional, como orientação profissional, recolocação no mercado de trabalho, transição de carreira e preparação para aposentadoria.


Precisando, é só escrever para: contatomarinabello@gmail.com


#orientacaoprofissional #mborientadoraprofissional


Marina Bello Orientadora Profissional